VANTAGENS E DESVANTAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS ATPS 1
AS VANTAGENS
De acordo com a pesquisa nota-se que as crianças estão indo mais cedo para a escola, segundo o ministério da educação - MEC o objetivo de ampliar o Ensino Fundamental para nove anos é principalmente, assegurar que todas as crianças tenham mais tempo no convívio escolar com isso maior oportunidade de aprender, e uma aprendizagem mais ampla. O Ensino Fundamental de nove anos define que toda a criança nos primeiros anos de ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas do conhecimento e não somente a escrita, portanto a proposta não é o aumento de conteúdos, mas a qualificação da aprendizagem estabelecida na base nacional comum. Uma vantagem é oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período de escolarização obrigatória e também assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino as crianças prossigam nos estudos alcançando assim mais nível de escolaridade.
O educador é, sem dúvida, a peça mestra nesse processo de educar verdadeiramente, devendo ser encarado como um elemento essencial e fundamental.
Quanto maior e mais rica for sua história de vida e profissional, maiores serão as possibilidades de desempenhar uma prática democrática efetiva que eduque positivamente. Sobre esse assunto Nóvoa (1991) afirma que “não é possível construir um conhecimento pedagógico para além dos professores, isto é, que ignore as dimensões pessoais e profissionais do trabalho docente”. Porém, não se quer dizer, com isso, que o professor seja o único responsável pelo sucesso ou insucesso do educando durante sua vida educativa, mas sim, que o seu papel é de vital importância, seja como pessoa ou como profissional. De acordo com o MEC, a justificativa para implantação do Ensino Fundamental de nove anos, é de assegurar ás crianças um período mais longo no convívio escolar, dando a ela maiores oportunidades de aprender, ou seja, uma aprendizagem mais ampla. Assumindo assim uma postura pedagógica