vantagem competitiva
O entendimento dos fatores que determinam a vantagem competitiva é provavelmente o temo central dos estudos sobre estratégia. As maiores contribuições provem da própria área de estratégia, destacando-se especialmente os trabalhos de Porter e aqueles que se associam à Resource-based View. Os primeiros priorizam a analise do ambiente externo como ponto de partida para se desenvolver um posicionamento vantajoso. Os demais focalizam os recursos internos acumulados pelas organizações. Outros estudos mostram que os fatores internos são mais importantes do que o externo no desempenho de uma empresa.
Para enriquecer o estudo, as empresas Muri e Bettani serão analisadas de forma individual e comparadas. Fatores determinantes da vantagem competitiva
Alguns autores afirmam que a estratégia é um processo de escolha, outras acreditam que ela pode surgir de padrões adotados pela empresa. Obter vantagem competitiva significa alcançar um resultado superior a média do do setor.
O posicionamento estratégico
A busca de uma posição lucrativa e durável esta relacionada com a escolha correta de uma estratégia competitiva que pode ser definida como liderança em custo, diferenciação ou enfoque. Porter defendeu a escolha do custo ou diferenciação e criticou um equilíbrio entre ambas. Porém, mais tarde ele cita a necessidade de existir proximidade entre ambos.
Adrews foi um dos pioneiros a estabelecer uma lógica de formulação da estratégia baseada na identificação das ameaças e oportunidade no ambiente externo e analise das forças e fraquezas no ambiente interno. A partir disso, a vantagem competitiva poderia ser alcançada através de algum método.
A vantagem competitiva surge quando a empresa consegue alcançar um desempenho melhor do que seus concorrentes na execução do conjunto de atividades. A amplitude das atividades depende da