Valorização funcionário
Valorização dos funcionários
O programa da empresa consiste em um conjunto de políticas e práticas que tem por objetivo a valorização de seus funcionários.
Universidade do Hambúrguer (UH). Trata-se de um centro de formação profissional com capacidade para receber 240 alunos e ministrar três tipos de cursos simultaneamente. Oferece formação a gerentes e franqueados em cerca de 30 cursos por ano, coordena os centros regionais de treinamento e a implantação e desenvolvimento dos programas de treinamento nos restaurantes.
Programa Senac. Em parceria com o Senac, é oferecido curso profissionalizante em Turismo e Hotelaria. Em implantação gradativa em todos os restaurantes, o programa certificou 2.947 funcionários em 2003.
A importância de saber ouvir. A empresa mantém diversas ferramentas para assuntos de interesse pessoal e profissional: o jornal mensal McNews, o McMural, quadro de avisos instalado em cada unidade; e o Gente News, cartaz mensal com esclarecimentos sobre recursos humanos. Além dos programas Portas Abertas, criado para facilitar o diálogo no ambiente de trabalho; Aberto para Ouvir (Papo), criado para que funcionários possam, sem obrigação de se identificar, fazer observações e reivindicações à direção da empresa.
Incentivo profissional. Programa de incentivos profissionais que visa reconhecer e recompensar performances extraordinárias, como o “Destaque do Mês”, que homenageia o funcionário de cada turno que mais se destacou no período em cada restaurante. Eleito com a participação de todos os colegas, o vencedor recebe um bônus de 25% do salário médio da função.
Mc em Ação. Para aumentar a motivação das equipes, a empresa lançou em 2003 esse programa, que passou a englobar algumas ações de incentivo dirigidas aos funcionários. Como reconhecimento ao esforço, o programa premia com McGranas (moeda interna do Sistema McDonald’s que podem ser trocadas por produtos de um catálogo específico), os funcionários que superarem as