Valorização do funcionario
Tema: Valorização do funcionário - Evolução e Progressão funcional e salarial.
1.A – Descrição da proposta do projeto
Para atender a necessidade dos funcionários e manter um equilíbrio entre as mesmas funções, mas com diferentes valores salariais, e principalmente sem criar insatisfação entre os mesmos, podemos utilizar de diferentes critérios. Contar com uma tabela diferenciada de salários para uma mesma função e proteger o bem comum, é um bom critério para pequenas e médias empresas. Criar uma tabela horizontal e vertical, sendo a horizontal para a evolução funcional e a vertical para a progressão funcional.
A Evolução Funcional dar-se-á a cada período pré-estabelecido de tempo de serviço prestado a empresa. Ou seja, a cada três anos (1095 dias) de trabalho, o funcionário terá um reajuste automático de 3% sobre seus vencimentos, além do estabelecido por lei.
A Progressão Funcional dar-se-á cada vez que o funcionário obtiver um grau de escolaridade ou de aperfeiçoamento ou ainda por meio de cursos, palestras ou treinamentos em que participar. Ou seja, por exemplo, uma função que necessite apenas do ensino fundamental, mas o funcionário vier a terminar o ensino médio, o mesmo obterá uma progressão dentro da sua classe. Ou seja, ele obterá um reajuste de salários.
Estas escalas podem ser uma simples tabela de controle funcional estabelecida pelo gestor de recursos humanos. Na horizontal o funcionário será reajustado utilizando-se o sistema de letras e na vertical de números.
1.B – Apresentação do Problema
Devido às grandes transformações ocorridas nas organizações nos últimos tempos, a necessidade de investir no aperfeiçoamento e retenção dos colaboradores, deparamos com a grande demanda pelos mesmos. Sendo assim a empresa que deseja manter os funcionários por longo período deve investir em motivações. A organização pode manter esses colaboradores com pequenas atitudes que ajudará em seus projetos e