Valores
Valores são bons princípios que determinam e elevam o caráter e a personalidade do ser humano. São atitudes como, amor ao próximo, honestidade, respeito, ética, moral, e entre outros. Com a evolução os valores foram deixados de lado, prova disto é que a cada dia mais esta aumento o numero de pessoas que negligenciam os bons princípios.
O texto “Valores sem preço” e “Valores vivos” revela o posicionamento de Galeano acerca da decadência, da perca dos valores. Criticando um mundo que vive a mercê da mentira, sem escrúpulos, sem afeto e sem ao menos peso de consciência. Galeano aborda um tema muito importante, acerca da influencia da televisão na vida das pessoas. A televisão mostra fatos reais do cotidiano, muitas vezes, com a intenção de ensinar como lidar com diversas situações, mas, ao mesmo tempo ela consegue influenciar as pessoas as fazerem o que é incorreto.
Hoje vemos a corrupção da moral na política, como é o caso de Bush (pai), citado por Galeano, que iniciou a primeira guerra contra o Iraque por puro egoísmo, não aceitando que o país tivesse parte na produção de petróleo; em empresas, em que o empregador desvaloriza cada vez mais o empregado, não proporcionando a ele segurança no trabalho; e até mesmo em templos religiosos, onde os sacerdotes cometiam pedofilia aos coroinhas de sua diocese.
Com a perda dos valores as pessoas deixaram de lado o companheirismo, a solidariedade com o próximo. O dinheiro tem movido a sociedade ao ritmo do consumismo levando-o a autodestruição. É perceptível que o invidualismo vem crescendo dia após dia. Todavia, existe uma parcela significativa da sociedade que ainda pensa e age de forma “honesta”, para essas pessoas o que ocorre no mundo é algo repugnante, nojento, indignante. Diante desta situação o que fazer?
Bom, ficar parado olhando não seria uma boa solução. Como tudo começa dentro do lar a família pode ser um alicerce para a instituição dos valores na vida das pessoas, mas