Valores
Do ponto de vista formal segue como positivos e negativos .O ponto de vista positivo é aquele que geralmente usado pela expressão de valor é usado em dupla acepção: uma das vezes, entende-se por esta palavra o valor geral, independente da polaridade, como valor neutro.
O negativo chamado – se então de desvalor, esta polaridade pertence á própria estrutura essencial da ordem oxiológica, que assim distringe da ordem do ser a que é estranha uma tal estrutura. Valores das pessoas e valores das coisas, ou valores pessoais e reais, são aqueles que só podem pertencer as pessoas como valores éticos. Reais os que aderem a objetos ou coisas impessoais, designadas mais geralmente pela expressão de bens.
Valores em nós mesmos, ou autónomos e valores derivados de outros ou dependentes . O valor em si reside na sua mesma essência, possui esse caracter com independência de todos os outros valores.
Como todos os valores se acham referidos a um sujeito, o humano, o homem e este antes de mais nada, um ser constituído por sensibilidade e espírito, e poderem se classificar –se em todos os valores nas duas classes fundamentais de, valores sensíveis e valores espirituais. Os primeiros referem-se ao homem enquanto simples ser da natureza, os segundos ao homem como ser espiritual.
Valores sensíveis, pertencem aos valores do agradável do prazer, também chamados hedônicos. Ela abrange não só todas as sensações de prazer e satisfação, mas tudo aquilo que é possível provoca- las. Temos também os valores vitais ou de vida, são valores que é portadora a vida no sentido naturalista desta palavra. Vigor vital, força ou saúde e o que se chama de biologismo ou naturalismo.
Valores de utilidade, coincide com valores econômicos refere-se tudo aquilo que trata da satisfação das nossas necessidades da vida, comida, vestuário e ainda aos instrumentos que servem de criação destes