Valores dos serviços do contabilista
Os valores praticados por um contabilista regem a ética da profissão de modo a ser um dos pontos mais relevantes dentro dessa, pois, salvo casos imprevistos, eles que definem e orientam o profissionalismo, integridade, independência e qualidade com que o serviço será prestado.
Para nortear a valoração dos honorários e a devida contratação por escrito do profissional contábil de forma a manter a coerência com a ética e a moral da profissão, o contabilista deve lançar mão de questões como a relevância do serviço, o prazo necessário pra cumpri-lo, a eventual impossibilidade de prestar outros serviços enquanto num determinado compromisso com esse cliente e o local onde o mesmo será prestado.
Também é de grande importância salientar que prestar concorrência desleal e cobrar honorários minorados com relação a aqueles usuais praticados no mercado, independentemente da área a que nos referimos, fere o código de ética e a imagem positiva da profissão e do contabilista em si.
Faz-se necessário ressaltar que a transferência parcial ou integral da execução dos serviços prestados para outro profissional é aceitável desde que, quando parcialmente transferido, a responsabilidade técnica se mantenha com o prestador do serviço contratado primeiramente.
De modo geral, o conceito de ética aplicado ao modo de como se deve estipular o valor a ser cobrado pelo serviço a ser prestado é bastante conciso: O grau de profissionalismo delimita as variáveis constantes durante a contratação do mesmo. Se o contabilista não for consciente dos elementos (e obrigações) que dispõe para valorar o serviço contábil, arrisca-se a ferir sua imagem como