Artigo científico ética a nicômaco
Caroline Adaiana Almeida da Silva
Disciplina: História da filosofia I
Prof º: Venceslau
Turno: Manhã
I.
Origens, natureza finalidade do movimento sofista.
1. Significado do termo “Sofista”.
“Sofista” é um termo que significa “sábio”, “especialista do saber”. A acepção do termo, que em si mesma é positiva, tornou-se negativa sobretudo pela tomada de posição fortemente polêmica de Platão e Aristóteles.
2. Deslocamentos do interesse da natureza para o homem.
Os Sofistas, operavam verdadeira revolução espiritual (deslocando o eixo da physis e do cosmo para o homem e aquilo que concerne a vida do homem como um membro de uma sociedade) e, portanto centrando seus interesses sobre a ética, a política e a educação, ou seja, sobre aquilo que hoje chamamos de cultura do homem. Portanto, e exato afirmar que, com os Sofistas, inicia-se o período humanista da filosofia.
3. Mudanças sociopolíticas que favoreceram o nascimento da Sofística.
O afluxo cada vez mais maciço de estrangeiros às cidades, especialmente Atenas, com a ampliação do comércio, que, superando os limites de cada cidade, levava cada uma delas ao contato com um mundo mais amplo; a difusão dos conhecimentos e experiências dos viajantes, que levavam à inevitável comparação entre usos costumes e leis helênicas, e usos, costumes e leis totalmente diferentes.
4. Posições assumidas pelos Sofistas e suas avaliações opostas.
Os Sofistas souberam captar de modo perfeito essas instâncias da época conturbada em que viveram, sabendo explicitá-las e dar-lhes forma e voz. E isso explica por que alcançaram tanto sucesso, especialmente entre os jovens: eles respondiam a reais necessidades do momento, propondo aos jovens a palavra nova que esperavam, já que não estavam mais satisfeitos com os valores tradicionais que a velha geração lhes propunha nem com o modo como os propunha.
5. Os diversos