Psicologia histórico-cultural
Esta abordagem ressalta a que a subjetividade humana é construída através de suas relações sociais. O comportamento resulta então do constante contato entre o ser e o seu contexto histórico e cultural. Tal concepção se aplica às organizações do ponto de vista de que o indivíduo se adapta à realidade da empresa em que está trabalhando. Todo o conjunto de normas existentes neste ambiente será absolvido pelo indivíduo, que passará a agir de acordo com as transformações da empresa.
2. Analise e explique como os conhecimentos da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Organizacional podem contribuir para melhorar a eficácia organizacional.
Após o estudo das três determinantes do comportamento nas organizações (indivíduos, grupos e estrutura), este conhecimento poderá ser utilizado para melhorar o desempenho geral da empresa através de ações que visam estimular a motivação, melhorar comunicação interpessoal, aprimorar estruturas e processos, mediar conflitos, entre outros tópicos que em conjunto tendem a construir uma boa relação empresa/funcionário .
3. Argumente com suas palavras e com base nos textos “Mito ou Ciência” e “Níveis de Conhecimento” sobre os perigos de utilizar apenas noções pré-concebidas ao lidar com os diversos comportamentos organizacionais.
O perigo de se utilizar noções pré-concebidas está em tomar por verdadeiros os fatos que absorvermos do conhecimento comum, entretanto não foram ainda comprovados através da ciência. Ao lidar com os diversos comportamentos organizacionais torna-se necessário relembrar que, segundo a Psicologia Social, o ambiente influencia o comportamento humano. Logo, os comportamentos devem ser analisados de acordo com a realidade de cada