Medidas de tensão e corrente ca com distorção harmônica
LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICAS E INSTRUMENTAÇÃO
RELATÓRIO - MEDIDAS DE TENSÃO E CORRENTE CA COM DISTORÇÃO HARMÔNICA
ITABIRA, MARÇO DE 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 MATERIAIS UTILIZADOS 5 DESENVOLVIMENTO 6 RESULTADOS 8 QUESTIONÁRIO 11 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
INTRODUÇÃO
Diversas são as grandezas presentes em um sistema elétrico. Como exemplo, pode-se citar a tensão, a corrente, a potência, e os dispositivos nele presentes, como resistores, capacitores, indutores, que também possuem valores em módulo.
Para possibilitar a construção de um desses sistemas ou para realizar reparos, previsões e análises, é necessário saber determinar os valores (módulo) das grandezas supracitadas. Para isso, existem os medidores elétricos, como o amperímetro, voltímetro, osciloscópio, e, saber operá-los, é fundamental para um profissional da área.
O amperímetro é o objeto utilizado para determinar o valor da corrente que circula em uma carga presente em determinado circuito. Ele deve ser conectado em série à carga, de forma que a corrente que o atravessa seja a mesma que atravessa a carga. Obviamente, o valor da resistência interna do próprio amperímetro deve ser tão pequena quanto possível, de forma a não interferir no funcionamento normal do circuito.
O voltímetro é o objeto utilizado para determinar o valor da diferença de potencial entre dois terminais, normalmente os terminais da carga presente em determinado circuito. Ele deve ser conectado em paralelo à carga, de forma que esteja sob mesma diferença de potencial. Já o valor da sua resistência interna deve ser tão grande quanto possível, de forma a não interferir no funcionamento normal do circuito.
OBJETIVOS
Como foi dito anteriormente, é de fundamental importância atribuir valores aos componentes de um circuito elétrico. Para isso, existem os dispositivos de medição. Esta prática visa possibilitar aos alunos a chance de operar tais