Valor
Interpretação de charges nas provas
Fique de olhos abertos! As charges têm sido exploradas nas provas de concursos públicos. Muitos alunos, porém, pensam que tais textos são “bobinhos” ou de fácil análise, o que resulta em erros… muitos erros. Ministrando uma aula beneficente no dia 17 deste mês, por exemplo, recebi N interpretações para uma charge já inserida neste blog (”A charge do Penhor”, postada no mês de maio). Crie o hábito de ler charges. Procure dizer para você mesmo, quais os conhecimentos foram mobilizados para que fosse possível a interpretação. As bancas querem saber não somente se você chegou à interpretação X, mas, também, se você sabe explicitar as razões que o levaram àquela interpretação etc.
ANÁLISE DE CHARGE SOBRE A REFORMA ORTOGRÁFICA
A Reforma Ortográfica tem sido assunto recorrente em minhas aulas para o Ensino Médio. Considerando que é um tipo de texto usado muitas vezes nos vestibulares, considero importantes os exercícios de interpretação de charges. Não só pela proximidade da data limite em que todos os livros deverão estar adequados à nova ortografia, mas também pela quantidade de alunos que farão vestibular. Este é também o assunto da charge abaixo.
Nesta imagem temos, de forma simples, representados os dois lados mais interessados nas novas mudanças na ortografia. De um lado, o aluno e sua linguagem característica. Do outro, a figura da professora é emblemática.
Os elementos constitutivos dessa charge nos chamam a atenção para coisas simples e que são objeto