Valor percebido
1.INTRODUÇÃO
Atualmente os mercados vem competindo entre si, sem antecedentes passados. A rivalidade nesses mercados tem atingido níveis com grandes concorrências, mesmo para empresas consolidadas e com grandes perspectivas de atuação. As instituições estão buscando desenvolver novos formatos empresariais de adaptar-se às ameaças e oportunidades deste novo ambiente econômico.
As organizações esperam entregar produtos (bens ou serviços) que atendam as necessidades crescentes dos diversos segmentos e, ao mesmo tempo, a diversificação de preferências. O desenvolvimento econômico, estimula os desejos humanos. Os clientes, com um critério mais apurado, realizam suas compras basicamente em função da quantidade e da qualidade de cada uma das propostas das empresas.
Neste cenário, o valor percebido pelos compradores sobre as ofertas pode ser a diferença entre empresas competitivas e as com problemas de sobrevivência. Quanto maior o valor percebido, maior tende a ser sua disposição para adquirir o produto, é o que pode gerar sucesso e continuidade às empresas. A gestão do conhecimento tem sido responsável por ações que auxiliem as organizações a sobreviver, ocupar nichos de mercado, crescer e posicionar-se no seu segmento de atuação.
Portanto, os conceitos de Gestão do Conhecimento e Valor Percebido, são alteradas conforme o consumidor processa novas informações a respeito da marca, do serviço prestado, de atividades empresariais, do preço, de conquistas em variados campos dos mais diversos ou outras que podem compor seu entendimento de valor.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Atualmente grandes esforços por parte das empresas em criação são constantes, alguns desenvolvidos com exito, muitos nem tanto. O uso da gestão do conhecimento não é nenhuma novidade como se sabe, mas quando é dirigida para a criação de valor ainda tem pouca implantação nas organizações, especialmente pelas dificuldades próprias do compartilhamento