O Valor Percebido nos Serviços de Guia de Turismo na Internet
Módulo: 1
Atividade: Individual
Título: O Valor Percebido nos Serviços de Guia de Turismo na Internet
Aluno: Wagner Eduardo Mello de Oliveira
Disciplina: Gestão de Produtos e Marcas
Turma: GPMAREAD T0042 0813
Introdução
Apesar da natural vocação brasileira para o turismo, esse importante setor da economia tem demonstrado ainda não ter dado a devida importância para o conceito de Valor Percebido pelo Cliente (VPC). Altos preços, principalmente nas épocas de alta estação, serviços ineficientes e infraestrutura e incentivo precárias são apenas alguns pontos deixados de lado em boa parte do país, seja pelas entidades privadas e/ou governamentais.
Dentro desse segmento, como significativa fonte de auxílio ao turista, encontram-se os sites sobre informações turísticas, ou sites de guia de turismo, que possuem um grande número de acessos por pessoas interessadas em viajar. Dessa forma, esse trabalho vai explorar algumas oportunidades de aumentar o VPC em sites dessa natureza na internet.
Valor percebido – conceito
Conforme explicitado nesse curso, o Valor Percebido pelos Consumidores (VPC) consiste na taxa entre os Benefícios Recebidos pelos Consumidores (BRC) e os Custos para o Consumidor (CC). Em suma, o conceito de VPC infere em, simultaneamente, oferecer mais vantagens ao consumidor com menos recursos despendidos pela empresa.
Ampliando um pouco mais esse horizonte, a criação do valor percebido de um produto ou serviço deve projetar uma imagem mental ou sensação física positiva na percepção que o consumidor espera do que ele deseja adquirir, dentro de uma política sustentável de custos na empresa.
Conforme Kotler (1998), o valor percebido é o valor atribuído pelos clientes ao produto ou serviço, baseado na relação entre os benefícios que este trará, segundo a ótica do consumidor, e os custos percebidos para a sua aquisição, comparativamente à concorrência.
Estratégias de aumento
A análise de diversos sites