a forca da marca
Eis um tema que chama atenção, "a força da marca" isso acontece porque se trata de um assunto amplo, é algo que faz parte da vida das pessoas independente da classe social, não é algo de momento ou apenas uma tendência, é uma realidade concreta e isso desperta a curiosidade de tentar entender o fascínio que as marcas exercem na vida das pessoas, que força é essa que persegue a todos desde o despertar até o momento de dormir.
Refletir o poder de tudo isso no cotidiano é uma experiência diferente. Portanto, falar da Força da Marca é de fato falar de grandes empresas, da criação de necessidades e de mercados, de qualidade e de uma vantagem competitiva. O ciclo de valorização e desvalorização da marca afeta hábitos e valores da sociedade em geral.
O tema "Força da Marca" não é simples, não basta tão somente falar do impacto que ela tem numa sociedade, na cultura que ela pode gerar ao longo do tempo, mas também da força que isso gera na economia, na abertura de fronteiras, enfim, a marca é mais que um logotipo.
Conceito
Conforme José Roberto Martins, administrador de empresas, fundador da Global Brands, uma empresa que faz avaliação de marcas, avaliação de ativos intangíveis e branding. Ele define marca da seguinte maneira;
"Uma marca é um produto ou serviço ao qual foi dada uma identidade, um nome e valor adicional de uma imagem de marca. A imagem é desenvolvida pela propaganda, ou em todas as outras comunicações associadas ao produto, incluindo a sua embalagem".
Aristóteles faz uma definição mais profunda, mais engenhosa, vejamos;"... pelo fato de que nada é por natureza um nome, mas somente quando ele se torna símbolo, pois nem mesmo quando sons articulados como os dos animais significam alguma coisa qualquer um deles constitui um nome."
Nosso dicionarista mais famoso, Aurélio definiu Marca:
"... sinal que se faz num objeto para reconhecê-lo; desenho ou etiqueta de produtos industriais; categoria, espécie, qualidade, tipo; impressão,