Manual de marca da Força Aérea Brasileira
DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
MARÇO/2011 www.portal.intraer 1
Identidade Visual
Sobre o Manual da Marca
Este manual visa padronizar e estabelecer regras de uso para a marca da Força Aérea Brasileira. Marca é um símbolo que funciona como elemento identificador e representativo de uma organização, que pode ser obtida de várias formas: nome da organização de forma escrita; símbolo visual; logotipo (representação gráfica do nome) ou logomarca (símbolo mais a representação gráfica do nome). As formas de apresentação da marca Força Aérea Brasileira estão na primeira parte deste manual.
O objetivo é consolidar uma identidade visual da Força Aérea
Brasileira, garantindo a unicidade do processo comunicativo.
Para tanto, é de extrema importância a participação de todos os militares e funcionários civis do Comando da Aeronáutica, orientados pelo Assessor ou Oficial de Comunicação Social da
sua respectiva OM, a fim de garantir a utilização correta da marca FAB em toda e qualquer manifestação visual de acordo com os padrões definidos aqui.
Em caso de sugestões ou dúvidas não previstas neste Manual, consultar o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, responsável pela implantação e manutenção destas regras.
Lembramos que aqui não trataremos da padronização de documentos oficiais e suas respectivas regras de formatação, que deverão ser consultadas na ICA 10-1 – Correspondência e Atos
Oficiais do Comando da Aeronáutica (ICAER).
Este é um documento dinâmico e deverá estar sempre sendo atualizado. Solicitamos que todos façam o download das marcas na Intraer (www.portal.intraer), e que sempre utilizem o arquivo original.
2
Identidade Visual
Sobre o Gládio Alado
O Gládio é o símbolo da Força Aérea Brasileira, cuja origem remonta à criação da 5ª Arma do Exército (Aviação), em
1927. O referido símbolo constou do Decreto n° 20.754, de 4 de fevereiro de 1931, que aprovou o Plano de Uniformes dos
Oficiais e