Resenha documentário "The Corporation"
Realizado em 2003, o documentário aborda, de uma forma bastante crítica, aspectos negativos envolvendo o tamanho e o poder que as grandes corporações possuem hoje em dia. Tudo é mostrado através de várias entrevistas, sejam elas com pessoas anônimas que sofreram com impactos causados pelas corporações ou profissionais das mais diversas áreas, incluindo gente de alta cúpula dessas corporações, junto com a apuração de denúncias, documentos e notícias sobre consequências desastrosas causadas pela ambição desenfreada das corporações.
Foi uma grande evolução até as corporações tornarem-se tão dominantes, presentes e determinantes em quase tudo na vida dos indivíduos, sem que, muitas vezes, as pessoas nem percebem que tem seu comportamento influenciado por grandes empresas. Logo após a revolução industrial, as corporações começaram a existir e não possuíam tanto poder, o Estado controlava suas atividades e elas deveriam realizar apenas aquilo que eram determinadas a fazer. Mas, esses limites aos poucos foram diminuindo por causa de brechas nas leis, e com uma ausência de moral, muitas organizações foram crescendo até ficarem gigantes, que só pensam em lucro, muitas vezes tomando atitudes eticamente discutíveis. Podemos ver isso quando vemos o casos como o de exploração de mão-de-obra em alguns países ou quando as corporações financiam sistemas de governo totalitários.
Ao fazer uma análise das corporações como uma 'pessoa comum', descobre-se um dos problemas mais graves que uma corporação pode ter e explicam tais atitudes: especialistas mostram que todas as características de um psicopata estão presentes nas grandes empresas, ou seja, afirmam que as corporações não demonstram qualquer tipo de preocupação com o que pode acontecer de negativo com a sociedade a sua volta, o que vale é que os interesses da empresa sejam alcançados. Vários impactos causados pelo agigantamento dessas empresas durante o século XX são mostrados. Tem-se o