Resumo agua
FARMÁCIA – BIOFISICA - IV SEMESTRE – MATUTINO
ALUNA: TAÍS CARVALHO SANTOS
Água e sua Importância Biológica
Os sistemas biológicos têm a água como sua molécula mais abundante fundamental. É possível a existência de sistemas biológicos em outros solventes, mas sem água, não existe seres vivos.
A água é encontrada em três fases: sólida, liquida e gasosa. Essas fases dependem de vários fatores para manter equilíbrio, como a pressão, temperatura e presença de seres vivos. A distribuição da mesma é irregular, a potável é difícil de ser obtida.
A molécula da água é assimétrica e tem caráter polar. Formada por duas pontes de hidrogênio por molécula.
Á água favorece os sistemas biológicos de diversas maneiras. A densidade do gelo é menor que da agua liquida, e o gelo flutua. Se o gelo fosse mais pesado, o fundo dos oceanos e lagos seriam sólidos e a ecologia certamente seria diferente. O calor especifico da água é muito alto. Calor de vaporização é alto. Esse alto calor de vaporização tem duas vantagens. A primeira é que para desidratar um sistema biológico, é necessário gastar mais energia. A segunda é o uso da água para controlar a temperatura corporal. A tensão superficial da água é alta. A alta tensão superficial dificulta trocas gasosas nos alvéolos pulmonares dos animais superiores. A viscosidade da água é muito baixa.
A água é o solvente universal. Sendo capaz de realizar a solução de substancias iônicas, covalente e anfipáticas
A água pura, organizada através das pontes de H, tem entropia diminuída. Essa entropia pode ser ainda mais minimizada pela presença de sustâncias que aumentam a organização da água.