resumo poluição da agua
A agua é o bem mais precioso que possuímos; sem ela não existe vida no planeta. No entanto, apenas 1% de toda agua no planeta é própria para consumo. Para avaliar a qualidade da agua podemos utilizar vários parâmetros. Segundo Tchobanoglous e Schroeder (1985), em virtude de sua importância, o oxigênio dissolvido é amplamente utilizado como principal parâmetro de qualidade da agua e serve para determinar o impacto de poluentes sobre corpos hídricos. O consumo de oxigênios é dado pelo consumo de matéria orgânica, respiração dos organismos aquáticos e demanda bentônica de oxigênio (sedimentos). Para Rebuças (2006, p. 2) “o oxigênio e o hidrogênio assim lançados, rapidamente combinaram-se para dar origem ao vapor de água da atmosfera. No começo, as temperaturas e pressões reinantes na Terra só possibilitaram a ocorrência de água na forma de vapor”.
A poluição hídrica é a poluição em meio aquático. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se como água poluída toda a água cuja composição tenha sido direta ou indiretamente alterada e invalide parcial ou totalmente os fins a que esta inicialmente se destinava.
Este tipo de poluição é gerado, geralmente, em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente jogados fora.
O que há de errado é o fato de rios e lagos servirem como local de depósito para esses resíduos químicos. A principal fonte de poluição hídrica é o Homem. Através de fábricas, o simples gestos de lançar resíduos na água, o Homem é o principal responsável pela contaminação de rios, lagos e água de consumo.