Trabalho de tratamento de efluentes
Poluição
Poluição do ar
Podemos dizer que a poluição do ar começou por volta de 1850 com o início da revolução industrial na Inglaterra, onde a partir da queima das fontes de energia para o funcionamento das máquinas eram jogadas toneladas de poluentes no ar.
Com o avanço tecnológico, nos dias de hoje o nível de poluição do ar é crítico, o que nos faz parar para pensar.
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, colocá-los de lado atualmente é extremamente complicado, e pior que isso é sabermos que São Paulo é uma das cidades com maior nível de poluição do ar.
A poluição do ar tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica, e várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. Os principais poluentes do ar atmosférico são: o monóxido de carbono (CO), Dióxido de carbono (CO2), Dióxido de enxofre (SO2) e partículas em suspensão entre outros, geralmente derivados de escapamentos de veículos motorizados e processos industriais.
Como solução ou meio para minimizarmos esses problemas, temos que procurar novas fontes de energia que poluam menos e sejam renováveis, diferentes dos combustíveis fósseis que também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc.) e o