Trabalho Efluentes - Estação tratamento de esgoto de uma industria metalurgica
São Bernardo do Campo
São Paulo, 25 de junho de 2010
Introdução
Consumo de água por segmento no Brasil
No Brasil a maior parte da água
(70%) é para uso agrícola, devido às necessidades de irrigação constante
A indústria responde pelo segundo lugar no consumo de água, com 22% do total
O uso doméstico corresponde apenas a 8%
Fluxo da água no sistema urbano
A água é captada por um conjunto de poços profundos, que divide o consumo em dois tipos:
•
•
O primeiro é chamado de sistema de agua industrial e atende a demanda dos processos produtivos, torres de resfriamento e descargas de banheiro.
O segundo é chamado de sistema de água potavel e possui um processo de tratamento adicional, no qual sofre processo de précloração, decantacao em ETA e filtração direita em filtro de areia. A água potável é utilizada para as necessidades basicas dos funcionários, como ingestão, cocção dos alimentos, banhos e em lavatórios. A tabela 2 exibe os padrões de qualidade para a quantidade de STD – sólidos totais dissolvidos, DQO – demanda química de oxigênio, STS – sólidos suspensos totais e dureza como padrão de água para uso industrial.
Principais processos na indústria automobilística Na figura ao lado podemos observar ilustradamente os principais processos que ocorrem numa montadora de automóveis, são eles:
1.
1 Estamparia
2.
2 Armação carroceria
3 Pintura
3.
4 Montagem
4.
A seguir descrevemos cada uma dessas etapas
1
Estamparia
Trata-se do primeiro estagio produtivo dentro da montadora, nesta fase entram chapas como insumo principal e saem partes de vários tamanhos da estrutura do veículo. 2
Armação – Carroceria
Nesta fase as peças são unidas através de soldas ou colas especiais. Já pode-se distinguir a finalidade da peça e, ao final do processo, a carroceria estará totalmente configurada com assoalho, laterais, teto e portas.
3
Pintura
Esta