Tratamento de efluentes
Assunto:
Estações de tratamento
Integrantes:
RA: 13010236
RA: 139135
RA: 13010251
RA: 113516
RA: 139139
Turma: 1ENC
1
Apresentação
As questões ambientais têm se convertido em um elemento indissociável do processo de decisão de caráter tecnológico e industrial através das exigências, fiscalização e altas multas que os órgãos de fiscalização ambiental tem colocado em prática sobre as indústrias. Exigências que tem extrema importância no processo de recuperação da qualidade da água utilizada pela indústria.
Por este motivo as indústrias tem se preocupado em atender as legislações ambientais, criando ou modernizando as estações de tratamento de seus resíduos , assim evitando as punições.
A ETE trata e destinam os resíduos químicos gerados pelos processos de fabricação, a ETED trata os resíduos biológicos provenientes do esgoto da fábrica.
Os principais resíduos gerados são:
HCl – Ácido Clorídrico;
Água ácida proveniente da lavagem de matérias;
Sabão LBX.
2
Justificativa
Este trabalho tem por finalidade difundir os conceitos aplicados nos tratamentos dos esgotos sanitários e industriais e mostrar uma aplicação destes conceitos através do processo de tratamento de efluentes (ETE e ETED) de uma metalúrgica. Tal processo de tratamento se baseia em legislações, ou seja, essa legislação impõe limites e tolerâncias em que as estações devem atender para descartar os resíduos na natureza.
O processo de tratamento será mostrado tendo por objetivo evidenciar essas legislações, fiscalização e impactos ambientais gerados pela emissão do efluente não tratado.
3
Considerações Iniciais
Poluição
A poluição dos corpos d’água é causada pelo lançamento indiscriminado de águas residuárias sem tratamento ou parcialmente tratados. Os inconvenientes gerados podem causar efeitos adversos aos usos benéficos das águas.
Esta poluição é função das