trabalho
A extensão da queimadura
A extensão da queimadura, isto é, a porcentagem de área corporal queimada é importante ser quantificada, pois influencia muito a atuação dos técnicos de saúde e indica maior ou menor gravidade da situação. Para este calculo existem duas formulas mais utilizadas: a REGRA DOS NOVES DE WALLACE E PULASKI ou o METODO DE LUND AND BROWDER . Também, quando são áreas mais dispersas do corpo pode-se utilizar a medida da mão do individuo como um valor de 1%. Esta avaliação é feita por um medico, que em situação de emergência utiliza a formula mais rápida que é a regra dos nove. Quando é necessário internar o doente, a avaliação é feita com método de Luand and Browder obtendo-se valores mais precisos.
Regra dos nove de Wallace e Pulaski A regra dos Regra dos Nove de Wallace e Pulaski utiliza apenas como valores de % múltiplos de nove, tornando esta avaliação muito subjectiva, mas ao mesmo tempo mais rápida, tal como se pode ver na imagem:
Método de Lund and Browler
O método de Lund and Browler permite uma avaliação mais pormenorizada da % de área corporal queimada.
COMO ESTIMAR A SUPERFICIE DE AREA QUEIMADA?
A mais aplicada e a regra dos 9, mas existem grandes diferenças entre crianças e adultos, principalmente em relação com a cabeça. Por exemplo, por adulto, a cabeça representa 9%, mas por criança e 18% e também membros (18% por membros inferiores, a criança tem 13,5%)
O importante na queimadura não é o seu tipo e nem o seu grau , mas sim a extensão da pele queimada , ou seja, a área corporal atingida.
Uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, é compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfície corporal.
Para queimaduras maiores e mais espalhadas, usa-se a REGRA DOS 9% (vide figura):
Um adulto de frente:
9% = rosto
9% = tórax
9% = abdômen
9% = perna direita
9% = perna esquerda
9% = os 2