Componentes poluentes das industrias
Aprofundar os conhecimentos sobre a grande diversidade das atividades industriais e o que essas ocasionam durante o processo produtivo. Além de conhecer e entender a geração de efluentes, os quais podem poluir ou contaminar a água, perceber que nem todas as industrias geram efluentes com poder impactante,.
Introdução
De acordo com a NBR 9800/1987, podemos definir efluente líquido industrial como despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico. Por vários anos não houve a preocupação de caracterizar a geração de efluentes líquidos industriais e nem de avaliar seus impactos no meio ambiente. Entretanto, a legislação vigente e a conscientização ambiental fizeram com que algumas indústrias desenvolvam atividades para quantificar a vazão e determinar a composição dos efluentes industriais.
Esse trabalho tem o intuito de sanar as duvidas em relação os principais componentes dos efluentes nas industrias, elucidando-os e exemplificando-os.
Os Fluentes Industriais
Os efluentes líquidos industriais possui sua origem nas águas utilizadas nos seus processos. As características dependem da tipologia da indústria, das matérias-primas processadas; das etapas de transformação; da incorporação de substâncias indesejáveis à água (como detergentes, solventes, pigmentos, óleos); o tamanho da indústria e do modelo de gestão empregado. Um efluente industrial é, resultado da mistura de diversas e diferentes unidades do processo produtivo, podem apresentar variações no decorrer do tempo, dependendo de várias atenuantes, tais como a mudança na operação dos processos e de atividade de limpeza. Outra característica dos efluentes industriais é a complexidade, no que se refere à composição química e à forma como se apresentam os poluentes (solúveis ou suspensos na fase aquosa).