Quimica e informática
QUÍMICA
Peixoto de Azevedo – MT 2012
Escola Estadual 19 de Julho EMIEP - Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnico em Informática
QUÍMICA
Projeto de pesquisa no Curso Técnico em Informática, para a aprovação na disciplina de Química sob orientação do professor Jorge Moura
Peixoto de Azevedo – MT 2012
A Quinica presente nos alimentos de animais: bovinos, suínos e aves. Água, um importante componente da nutrição animal A água se revela como o principal constituinte do corpo animal. É ela quem determina as condições de velhice dele, pois quanto menor for seu conteúdo, maior a idade do animal. Suas funções desempenhadas são: solvente, transporte, regulação da temperatura corporal, servindo também como um meio onde se realizam múltiplas reações químicas.
A sua restrição pode causar: redução na produtividade e na ingestão de alimentos, desidratação, ocasionando uma perda de peso, pequeno aumento na digestibilidade de ruminantes (gado) e aumento na excreção de sódio e potássio.
O excesso de ingestão de água não é prejudicial, pois não existem provas científicas que comprovem o contrário em condições normais, embora normalmente os animais a consumam de acordo com a disponibilidade e o quanto desejarem.
As fontes desse líquido são encontradas na própria bebida ou contidas em alimentos como forragens verdes, silagens (alimento verde, suculento, conservado por meio de um processo de fermentação), alimentos secos como o feno e nas plantas mais jovens.
De acordo com a espécie e o tipo de exploração, as necessidades de água variam: Bovino de corte – 26 a 66 litros/dia; Vacas leiteiras – 38 a 110 litros/dia; Vacas em lactação – até 140 litros/dia; Cavalos – 30 a 45 litros/dia; Égua em lactação – até 57 litros/dia; Caprinos e ovinos – 3,5 a 15 litros/dia. Deve-se administrar a qualidade da água, analisando-a para que não esteja