Aplicações de informática na indústria química
A informática é uma ferramenta muito utilizada na indústria química, pois existem programas que ajudam a calcular reações e saber seus resultados ainda no computador através de simulações. Isto economiza tempo, gastos de materiais. O objetivo da Química Computacional é o desenvolvimento e utilização de software dedicado à resolução de problemas químicos, bioquímicos, tecnológicos e industriais. A vastidão do seu domínio leva a que se identifiquem algumas vertentes como a Modelação Molecular (ou Simulação Molecular), Quimiometria, Quimioinformática e Bioinformática que, embora com notáveis intersecções, sistematizam objetivos e métodos específicos.
Aplicações
O Atlas software 1: é uma aplicação fácil para controle e análise de experimentos. Sistemas completos incluindo agitadores, circuladores, RTDs, bombas, balanças, etc. Podem ser configuradas usando praticamente quaisquer equipamentos de outro fabricante. A interface “clique e arraste” significa que receitas podem ser criadas, modificas e salvas com um simples clique do mouse.
Fácil utilização: ícones de "clique e arraste" permitem que as receitas sejam criadas, editadas e feitas intuitivamente.
Capacitação: Praticamente quaisquer equipamentos de outros fabricantes podem ser configurados dentro do sistema utilizando-se o software.
Poderoso: Sistemas como bombas e balanças podem ser combinados em um modo inteligente, por exemplo, permitindo dosagem gravimétrica ou dosando para manter o pH.
Intuitivo: Equipamentos são conectados ao PC via uma PORTA Atlas. A cada dispositivo é designado um número que é mostrado no display LCD da PORTA.
Registro automático dos dados: Todas as respostas como temperatura, velocidade de agitação, pH, fluxo de massa, etc, podem ser apresentados graficamente em tempo real e serem salvos continuamente em um arquivo .csv.
Seguro: Alarmes de aviso e valores de corte de emergência, ou ações, podem ser definidos.
Reprodutível: Receitas previamente salvas podem ser