Poluição do Rio Capibaribe/PE
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 1
RESUMO 1
PROBLEMA 2
METODOLOGIA 2
JUSTIFICATIVA 2
OBJETIVOS 2
HIPÓTESE 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
DESENVOLVIMENTO 4
CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
O litoral Pernambucano é caracterizado principalmente pelas baixas cotas de altitude, com alguns trechos abaixo do nível do mar. Esse fato ocasiona a entrada de águas do Atlântico no relevo costeiro, criando um ambiente flúvio-marinho que favorece o surgimento dos estuários (CPRH, 2008). Dentre os vários estuários que formam a costa pernambucana, destaca-se o Estuário do Capibaribe, não só pela sua extensão, mas principalmente pela sua importância sócio-econômica, presente desde o princípio da colonização da região metropolitana do Recife. Infelizmente, este estuário é mais um exemplo típico de região estuarina impactada pela ação das atividades desenvolvidas pelo homem, pois recebe a influência de diversos tipos de fontes de poluentes, de caráter orgânico ou inorgânico. Esta poluição ocorre devido ao aporte de efluentes provenientes das atividades portuárias e náuticas, esgotos domésticos e/ou industriais, que receberam alguma forma de tratamento ou não, e que foram lançados direta/indiretamente no Rio Capibaribe. É visível o impacto gerado pela urbanização ao longo do Rio Capibaribe, causado principalmente pelas cidades do Recife, Camaragibe e São Lourenço. Apesar de claramente impactada, esta região ainda apresenta uma população local que utiliza os recursos pesqueiros desta área para o próprio sustento.
Devido à sua grande importância para a região do grande Recife, o Estuário do Capibaribe tem sido alvo de muitas pesquisas, em sua grande maioria com o objetivo de avaliar a qualidade dos seus compartimentos (água, sedimento e organismos) e quantificar os níveis dos contaminantes presentes nos mesmos.
RESUMO
A poluição do Rio Capibaribe, é o principal problema causado pelo uso inadequado de suas águas pelos moradores ribeirinhos e