The corporation - resenha do documentário
Embalado pela crescente expansão dos grupos empresarias de todo o mundo e envolto no irreversível processo de globalização o documentário The Corporation é um trabalho que se propõe explicar o surgimento das grandes corporações, empresas de grandes proporções que, através de suas atividades produtoras, geram grandes impactos não apenas nas sociedades e no meio ambiente, mas também em toda a cadeia produtiva e de consumo.
The Corporation é um documentário Canadense de 145 minutos de duração produzido no ano de 2003 com direção de Jennifer Abbott, Mark Achbar, trazendo no elenco grandes nomes do mundo corporativo e filosófico como Jane Akre, Ray Anderson, Maude Barlow, Chris Barrett, Noam Chomsky, Peter Drucker, Samuel Epstein, Milton Freidman, Naomi Klein e Michael Moore.
O enredo do documentário se baseia em uma análise das grandes corporações do ponto de vista psicológico. Para tanto os autores se utilizam a explicação do surgimento das corporações por meio da aceitação pela legislação norte-americana, no fim do século XIX, da criação de pessoas jurídicas, que passariam, então a representar as empresas. Desta forma os donos das empresas não seriam diretamente responsabilizados pelas influências da organização no meio em que estava inserida. Neste contexto o documentário busca mostrar como a sociedade percebe a organização e traz argumentos que tentam provar que os indivíduos atribuem personalidade às corporações.
Tomando essa percepção da sociedade como ponto de partida o documentário traça um prognóstico psicológico da pessoa jurídica, da corporação, atribuindo-lhe aspectos patológicos, características de uma personalidade psicopata.
The Corporation trabalha um tema muito comentado atualmente, não sendo necessário que o espectador possua conhecimentos prévios para entender o seu conteúdo. Muito pelo contrário, o documentário é muito didático e tem a capacidade de despertar reflexões sobre o comportamento das