Valor líquido realizavel
Conforme o CPC 16, os estoques devem ser apresentados no balanço patrimonial com menor valor entre custo e o valor líquido de realização (VLR).
Boneco perguntando o que é VLR???????????
Valor líquido realizável é definido como o preço de venda estimado no decurso ordinário da atividade empresarial deduzindo os custos estimados de conclusão e os custos estimados necessários para efetuar a venda.
Quando apuramos o valor líquido realizável e o mesmo for menor que o custo, o montante excedido deverá ser objeto de constituição de provisão para perda, conforme o exemplo:
Valor do custo: 500
VLR: 450
Valor da provisão: 50 Lançamento ContábilDespesa com ajuste de estoque ao valor de realização (Despesa)D: 50Provisão para perda dos estoques C: 50 |
BPAtivo Estoques – 500Provisão para perda – (50)Valor líquido - 450 |
De acordo com a norma internacional de contabilidade IAS 2, o Valor Realizável Líquido é definido como o preço de venda estimado no decurso ordinário da actividade empresarial menos os custos estimados de conclusão e os custos estimados necessários para efectuar a venda.
O valor realizável líquido refere-se portanto à quantia líquida que uma entidade espera realizar com a venda do inventário no decurso ordinário da actividade empresarial. O justo valor reflecte a quantia pela qual o mesmo inventário podia ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. O primeiro é um valor específico para a entidade; o segundo já não é. O valor realizável líquido dos inventários pode não ser equivalente ao justo valor menos os custos de vender.
Objetivo
O objetivo desta Norma é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Esta Norma proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o