Relacao entre sustentabilidade e educacao ambiental
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
Curso: Física – Licenciatura Plena
Disciplina: Filosofia da Ciência
Turma: 8º período – 2013/1
Professor: Márcio de Macedo
Acadêmico: Diego de Bastiani
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Segundo a Lei Nº. 9.795, de 27 de abril de 1999, conforme Art. 1o desta lei,
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
O Relatório de Brundtland define sustentabilidade sendo: “believing that sustainable development, which implies meeting the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs […]”. Na tradução temos que, “o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Podemos perceber através das duas definições que para termos um mundo sustentável, com a preservação de recursos naturais para atender a demanda das futuras gerações, se faz necessária a educação ambiental. Através da Educação Ambiental são construídos valores para a preservação do meio ambiente e conscientização para um planeta mais sustentável. A ideia de sustentabilidade implica em definir limites às possibilidades de crescimento sendo necessária redefinição das relações entre sociedade humana e natureza que são possíveis através da educação ambiental.
--------------------------------------------
[ 1 ]. Lei Nº. 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em 30 de março de 2013.
[ 2 ]. United Nations. General Assembly: 42/187. Report of the World Commission on Environment and