Desenvolvimento sustentavel
A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) foi decretada pela UNESCO como forma de estimular as pessoas a mudarem suas atitudes e comportamentos com relação ao meio ambiente e a utilização dos recursos naturais.
Para isso, a Década enfatiza o papel central da educação na construção de um mundo mais sustentável e igualitário. Apesar do merecido destaque, poucas foram as iniciativas criadas no âmbito educacional com o objetivo de introduzir de forma consistente e sistemática o tema da sustentabilidade dentro das escolas e do currículo da educação básica brasileiros.
O conceito de sustentabilidade conjuga, ao mesmo tempo, aspectos ambientais, sociais, econômicos, éticos, étnicos, políticos, comportamentais, entre outros, suas inter-relações e desdobramentos na busca por um mundo melhor. Talvez seja por isso que poucos conseguem resumir ou explicar o que é sustentabilidade e como alcançá-la. Em seu livro Education for sustainability (2001), John Huckle já afirmava que
“Como liberdade, justiça e democracia, sustentabilidade não possui um significado comum a todos.”
Mas afinal, como fazer com que este tema faça parte da realidade escolar?
No final de 2009, movidos por essas e outras questões, reunimos dentro do Colégio Bandeirantes, em São Paulo (SP), uma equipe multidisciplinar de professores dispostos a encarar o desafio de trazer a sustentabilidade para o dia a dia da escola. Nasceu aí o projeto “Educação para a Sustentabilidade”, com o objetivo de criar, por meio de diferentes ações, uma cultura da sustentabilidade que envolva toda a comunidade e que seja capaz de se prolongar no tempo e no espaço.
Em 2010, um grupo de alunos do 1o ano do Ensino Médio ajudou a elaborar, aplicar e analisar um questionário com 40 perguntas (abertas e fechadas), o qual foi aplicado a 113 alunos do Ensino Fundamental II. Queríamos ouvir nossos alunos de 6º a 9º anos para entender o que eles sabem sobre