Rascunho de pesquisa
Algum tempo depois de sua criação sofreu uma crise graças a má fase da economia brasileira e por isso desintegrou alguns cursos. Mas em 1962 foi rebatizada pela a lei federal de Universidade do Amazonas e em 20 de junho de 2002 passou a ser chamada de Universidade Federal do Amazonas.
A UFAM, como é chamada, possui uma areá de 6,7 milhões de metros quadrados onde são encontradas varias especies de fauna e flora e conta atualmente com mais de 20 mil estudantes presentes na instituição.
Fonte: http://www.grandescuriosidades.com/2012/10/qual-primeira-universidade-do-brasil.html
Primeira faculdade do Brasil completa 200 anos
WANDERLEY PREITE SOBRINHO
Colaboração para a Folha Online
A primeira faculdade do Brasil comemora 200 anos nesta segunda-feira. Fundada por dom João 6º logo depois da família real portuguesa desembarcar em Salvador (BA), a Fameb (Faculdade de Medicina da Bahia) simboliza o início da independência cultural do Brasil.
Faculdade de Medicina da Bahia foi inaugurada em 1808 por dom João 6º
A chegada da família real portuguesa no Brasil foi fundamental para a criação da faculdade. Antes disso, Portugal não permitia a criação de nenhuma faculdade em suas colônias. Nas possessões espanholas, existiam universidades desde o século 16.
A primeira escola de ensino superior do país foi inaugurada no dia 18 de fevereiro de 1808, oito dias antes da partida da família real para o Rio de Janeiro. Ela foi instalada no Hospital Real Militar, que ocupava as dependências do Colégio dos Jesuítas, no Largo do Terreno de Jesus.
Fachada do prédio da faculdade de medicina da Universidade Federal da Bahia
"Os primeiros professores da faculdade foram médicos militares. Só depois vieram os