CPC 16 estoques
Objetivo
1. O objetivo do pronunciamento é estabelecer padrões contábeis para os estoques, sendo sua principal função a contabilização dos estoques quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. O pronunciamento instrui na determinação do valor de custo dos estoques e seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer reduçãodo valor realizável líquido e orienta sobre o método e critérios utilizados para atribuir custos aos estoques.
Alcance
2. O pronunciamento se aplica a todos os estoques, com exceção dos seguintes:
a) Produção em andamento proveniente de contratos de construção, incluindo contratos de servios diretamento relacionados. (CPC 17)
b) Instrumentos financeiros (CPC 38 e CPC 39)
c)Ativos biológicos com a atividade agrícola e o produto agrícola no ponto da colheita (CPC 29) 3. O pronunciamento também não se aplica à mensuração dos estoques mantidos por:
a)produtores de produtos agrícolas e florestais, de produtos agrícolas após a colheita, de minerais e produtos minerais, quando eles são mensurados pelo valor realizáve líquido. Quando são mensurados desta maneira, as alteraões devem ser reconhecidas no resultado do período em que tenha sido verficada a alteração.
b)Comerciantes de comodities que mensurem seus estoques pelo valor justo deduzido dos custos de venda, tendo seus valores alterados reconhecidos no resultado do período em que tenha sido verificado. 4. Os estoques indicados no intem 3-a) devem ser mensurados pelo valor realizável líquido em determinadas fases de produção. Ocorrendo, por exemplo quando as culturas agrícolas tenham sido colhidas ou os minerais tenham sido extraídos e a venda esteja assugurada pelos ternos de um contrato, ou governamental, ou quando exista um mercado ativo com baixo risco de fracasso nas vendas. Esses devem ser excluídos apenas dos requisitos