Cpc 16 - estoque
ARACRUZ,
2012
A RELEVÂNCIA DOS ESTOQUES PARA AS EMPRESAS.
Trabalho apresentado para a Turma do curso de Ciências Contábeis do 2° Período da escola “FAACZ”, sob orientação dos Professores Érico Colodetti Filho, Isabela de Souza Borges e Tatiani Mai.
ARACRUZ,
2012
RESUMO
Este trabalho visa demonstrar tratamento contábil do estoque em geral, e estabelecer o valor do custo a ser reconhecido como ativo, e mantido em registro ate que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Os estoques são bens tangíveis e intangíveis adquiridos com objetivos de venda ou utilização própria da entidade. Para a empresa é importante a avaliação do estoque, pois impacta na avaliação do custo líquido mostrando o seu real lucro no final do período.
Palavra-Chave: Estoque, custo, receita.
INTRODUÇÃO
Este trabalho especifica a divulgação a ser dada aos estoques existentes, às baixas, às reduções ao valor realizável líquido e suas reversões e a outras situações. Seu objetivo é determinar a forma de avaliação dos estoques adquiridos.
O Pronunciamento Técnico CPC 16, no que tange a questão do Balanço Patrimonial, exige que os estoques sejam mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, aquilo que for menor; e tem por finalidade, dar suporte aos responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis na aplicação e no tratamento de assuntos que ainda não tiverem sido objeto de Pronunciamentos Técnicos, auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis, apoiarem os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas, e proporcionar, àqueles interessados, informações sobre o enfoque adotado na formulação dos Pronunciamentos Técnicos.
É de extrema importância que os contadores conheçam e entendam essa estrutura conceitual, para assim, demonstrar corretamente os resultados contábeis da entidade.
ESTOQUES