Vale do silicio
Vendido originalmente como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Hoje o Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de facto na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.
Prólogo[editar | editar código-fonte]
Ao se encontrarem, quando ainda serviam ao Laboratório da Força Aérea em Kirtland, no Novo México. Ed Roberts e Forrest M. Mims III decidiram usar os seus conhecimentos eletrônicos para produzir kits pequenos para modelistas de foguetes. Junto com Stan Cagle e Robert Zaller, criaram a MITS (Micro Instrumentation Telemetry Systems) na garagem de Roberts em Albuquerque, Novo México e começaram a vender transmissores de rádios e instrumentos para foguetes de modelismo.
Em 1969 Roberts comprou a parte dos outros sócios e se mudou para um escritório maior, onde produzia kits de calculadoras para os que tinham este hobby. Mims ajudava escrevendo manuais para alguns dos produtos em troca dos kits. Em 1972, a Texas Instruments desenvolveu seu próprio chip de calcular e começou a vender calculadoras completas por menos da metade do preço. A MITS foi devastada por isto, como foram muitas outras companhias e Roberts lutou para reduzir sua dívida de um quarto de milhão de dólares.
Com o lançamento do primeiro microprocessador de 8 bits, o Intel 8008, em 1972, e de outro, mais potente, o 8080 em 1974, vários modelistas começaram a projetar kits de microcomputadores. Em Julho de 1974, um destes projetos, o bem pensado Mark-8 de Jonathan Titus, baseado no 8008, foi