circuitos
Felipe Andrade de Alencar Cavalcante
Jardel Wojciechowski
Maurício Jandir D. Bonato
ORIENTADOR: DR. JACKSON MARQUES PACHECO
Sumário
Objetivo
Verificar experimentalmente os efeitos da associação de resistores em série e em paralelo e familiarizar o aluno com montagem em laboratório.
Fundamentos Teóricos
Circuitos elétricos são elementos básicos para qualquer aparelho eletro eletrônico que convivemos no dia a dia. Quando desenhamos um diagrama para um circuito, representamos as baterias, capacitores e resistores por símbolos, como mostra a tabela 1. Fios cuja resistência é desprezível comparado com as outras resistências do circuito são desenhados como linhas retas.
Tabela 1 - Elementos de um circuito
Resistores em Série
Quando dois ou mais resistores são conectados em seqüência, como mostra a Fig. 1., são ditos estarem em série. Neste caso, a corrente i é a mesma que passa por cada um dos resistores. Vamos assumir que o conjunto de resistores da Fig. 1. foram submetidos a uma diferença de potencial V e que todas as outras resistência do circuito podem ser ignoradas. De acordo com a lei de Ohm, a diferença de potencial entre os terminais de cada resistor é V1=iR1, V2 =iR2 e V3 =iR3.
Fig. 1 (a) Resistores em série e (b) Resistor equivalente Estando os resistores conectados em série a conservação de energia estabelece que voltagem V é a soma das voltagens V1, V2 e V3. Assim, (1) onde R é a resistência equivalente deste circuito, dada por (2)
Isto significa que quando conectamos várias resistências em série, a resistência equivalente é igual a soma direta das resistência em separado, isto é; (3)
Note que quando mais resistência é