Vale do SIlicio
O Vale do Silício (em inglês: Silicon Valley), na Califórnia, Estados Unidos, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.
O Vale do Silício ocupa uma área de cerca de 3 mil quilômetros quadrados, com uma população estimada em 3 milhões de pessoas, segundo a publicação Index of Silicon Valley 2015. Trinta e cinco por cento da população é formada por estrangeiros. Cerca de 16% dos postos de trabalho da região são nas áreas de alta tecnologia, ciência e engenharia, comparados à média de 6% de todos os Estados Unidos. Em 2010, os investimentos de capital de risco subiram 5% no Vale do Silício, chegando a US$ 5,9 bilhões. A região atraiu 27% de todo o investimento dos EUA.
O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de São José.
A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo.
Adobe Systems, Apple, Google, Intel, Microsoft, Sony, Yahoo!, 3Com, Airbnb, Aricent, ASUS, Cisco Systems, EA Mobile, EBay, Electronic Arts, Fujitsu, Hewlett-Packard, Memorex, Netscape, OPPO Digital, Redback Networks, Shockley Semiconductor Laboratory, Symantec, Veritas Software e Visceral Games.
De acordo com um estudo realizado em 2008 pela AEA em 2006, o Vale do Silício foi o terceiro maior centro de alta tecnologia (cibercidade) nos Estados Unidos, atrás de Nova York área metropolitana e área metropolitana de Washington, com 225,300 empregos