Vale do Silicio
A industrialização dessa região teve início nos anos 1990[carece de fontes], mas o impulso para o desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante aGuerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo.
Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo nasceram e estão presentes nesta região: Apple Inc., Altera,Google, Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts,Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor,Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Foursys, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle), entre muitas outras.
Fora dos Estados Unidos, destaca-se em Israel o Silicon Wadi, a segunda maior aglomeração de indústrias de tecnologia de ponta, atrás apenas do Vale do Silício da Califórnia.1
Desde o início do século XX, o Vale do Silício tem sido o lar de empresas de alta tecnologia. Esta indústria começou através da experimentação e inovação nas áreas de rádio, televisão e produtos eletrônicos militares. Stanford University, suas afiliadas, e os graduados têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento desta área. Alguns exemplos incluem o trabalho de Lee De Forest com a sua invenção de um tubo de vácuo pioneiro chamado Audion e os osciloscópios da Hewlett-Packard.
Um forte sentimento de solidariedade regional acompanhou a ascensão do Vale do Silício. Desde a