utopia
A palavra foi criada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".
Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita.
Sinônimos: fantasia sonho esperança quimera fantasia irreal afiguração alma capricho concepção extravagância ficção ideal idealidade idealismo imaginação novela pensamento utopia veleidade voluntariedade fantasmagoria mito alegoria enigma fábula mistério absurdo devaneio sonhadorilusão ambição mais...
Antônimos: realidade realidade- realização sonho realizado realista sem sonhos possibilidade alcançar mais...
Relacionadas: utópico quimera fantasia imaginação utÓpico utopista utópicos sonho desejo socialismo utópico socialismo libertário socialismo realidade paraiso eden impossível conseguir alcançar mais...
A “utopia” não é a mesma coisa que “esperança”, porque quem espera alguma coisa, parte do pressuposto de que aquilo de que se espera é possível de acontecer. Ou seja, aquele que espera, parte de um pressuposto racional, segundo o qual aquilo em relação ao qual se tem esperança, é possível de se realizar.
Mesmo quando um católico diz que “tem esperança em um milagre”, ele parte do pressuposto racional da