a importância do controle interno
GRUPO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NAS EMPRESAS
DE PEQUENO PORTE - ESTUDO DE CASO:
MR3 MINERAÇÃO LTDA EPP.
Jaqueline Maria da Silva1
Professor Esp. João Santana de Proença2
RESUMO
O
Controle Interno Compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa para proteger seu patrimônio, alem de planejar, organizar e supervisionar informações. Por favorecer e auxiliar o processo de gestão nas empresas é uma ferramenta de planejamento que alem de detectar falhas também as previne. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar a atuação e existência do Controle Interno na Empresa MR3 Mineração Ltda EPP.
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem de um método quantitativo e qualitativo dos dados e fontes fornecidos pela entidade. Serão analisados todos os procedimentos desenvolvidos pela empresa para assim buscar soluções e melhorias para a execução de suas atividades. Conclui-se que apesar da importância do controle Interno, ainda há deficiências ao executar e desenvolver essa ferramenta de gestão, constatando-se que alguns dos procedimentos que compõe a estrutura do
Controle Interno que vem garantir um desenvolvimento harmônico com maior eficiência nas operações, não estão sendo utilizadas de maneira eficaz, impossibilitando o reconhecimento financeiro e social determinado na sua visão.
Palavras-chave: Controle Interno. Pesquisa. Empresa.
1
UNIVAG – Centro Universitário. Grupo de Produções Acadêmicas de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Ciências
Contábeis. Aluno da disciplina elaboração de projetos, turma CIC 08/1. E-mail –jaquesilva90@gmail.com.
2
UNIVAG – Centro Universitário. Grupo de Produções Acadêmicas de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Ciências
Contábeis. Orientador Prof. Esp. João Santana de Proença.
2
INTRODUÇÃO
A competitividade