A Importância da Controladoria e Controle Interno nas Empresas
Este trabalho vai aborda o conceito de controladoria, onde é mais utilizada e o porquê obter o uso desta ferramenta. E foi compreendido que é o fato principal do projeto, execução e manutenção do sistema operações dentro de uma empresa é por meio das normas da controladoria.
Tem como função supervisionar os setores de administração, onde envolve as tomadas decisões dos gestores.
O controle interno já utilizado certo tempo nas empresas, porém verifica - se certa carência de profissionais especializados nessa área. Com isso somente empresas de grande e médio porte utiliza constantemente esses sistemas.
As pequenas e médias empresas muitas das vezes têm toda administração centralizada em apenas uma ou duas pessoas, com isso dificulta a realização de um bom controle interno. Observa-se que as pequenas empresas muitas das vezes não utilizam um bom controle interno devidamente preparado e organizado para atender as necessidades. Um dos motivos que justifica esse fato é falta de conhecimento por parte dos gestores e outra é falta de capital de giro para investimento.
O objetivo maior desse artigo é analisar a importância da controladoria e do controle interno dentro de uma empresa.
A Importância da Controladoria e Controle Interno nas Empresas
1. Definição da Controladoria
Segundo Mossimann (1999), a controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e, principalmente, da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia.
Peleias (2002) define Controladoria como uma área da organização à qual é delegada autoridade para tomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão.
Padoveze (2003) define como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro