A Importância do Controle Interno para Eficacia da Contabilidade
Através desta pesquisa, pretende-se mostrar a importância do controle interno para as pequenas empresas, e como esse controle irá contribuir para o sucesso da empresa criando um ciclo de benefícios. A contabilidade terceirizada encontra dificuldades em processar as informações dos clientes em consequência da falta de controle interno dessas empresas, gerando uma série de efeitos negativos comprometendo administrativamente a empresa e, como efeito cascata, a contabilidade. Um controle interno eficiente é a base para uma contabilidade eficaz, pois são informações confiáveis que irão gerar os relatórios essenciais para a tomada de decisão dos administradores.
O Contador como uma figura primordial, devera exigir e orientar seus clientes na importância do controle interno da empresa. Conscientizando seus clientes para qualificar seus colaboradores e para manter uma estrutura mínima para a manutenção do controle interno, apontando caminhos de acordo com a realidade de cada uma, criando um manual a ser seguido com orientações básicas sobre a forma de estruturar e enviar a documentação a ser processada pela contabilidade. Solucionando as dificuldades dos contadores que presta serviço às pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional e também coibindo os possíveis fracassos, tornando possível o sucesso empresarial dos seus clientes. O objetivo é fazer um estudo de caso comparativo entre duas empresas onde uma faz uso do controle interno e a outra não, demonstrando as diferenças entre elas. E como o controle interno eficiente contribui para a contabilidade mais eficiente e confiável.
Sendo que no primeiro capitulo da pesquisa, farei um breve histórico sobre o surgimento da contabilidade como ciência social, no segundo abortará os conceitos sobre controle interno sob o ponto de vista de alguns autores e a importância do controle interno nas organizações, como ferramenta de gestão nas grandes e pequenas empresas.
No