Utopia Política
Utopia Política
Para que possamos compreender a política em nosso país, devemos primeiramente conhecer seu significado: política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. É derivado do grego antigo, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis (Cidade-Estado).
Em minha opinião, o Brasil foi formado a partir de uma fraca noção de identidade pública e sob interesses privados muito fortes. O nosso estado é um estado forte demais para prestar favores e fraco demais para estabelecer com nitidez os limites entre o público e o privado, principalmente para os poderosos.
Hoje, o verdadeiro significado de política se esvaiu, está bem diferente, ao ponto nascerem ditados entre legisladores brasileiros que dizem “não se pode legislar sobre pressão da opinião pública”. Chegamos a um ponto em que temos de nos manifestar pelas ruas para que determinadas aberrações legislativas, como a PEC 37 ou o projeto da “cura” gay, sejam engavetados ou derrubados.
Um dos grandes problemas da politica brasileira é o chamado Nepotismo, que é o ato de favorecer parentes, amigos próximos, em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou promoção de cargos. Ocorre quando um funcionário é promovido por ter relações com quem promove sendo que exige qualificação e existem outros funcionários que são mais capacitados para o cargo. Vale ressaltar que nepotismo não é crime no Brasil, porém quando é comprovada a intenção da prática, o praticante está sujeito à ação civil pública por ato de impropriedade administrativa podendo perder sua função política de três a cinco anos.
Devemos analisar algumas iniciativas que podem ter um impacto positivo, tanto no combate à corrupção quanto na impunidade geral em relação aos membros do sistema político. Trata-se da lei da ficha limpa que expressa uma tentativa da sociedade civil brasileira, através do Movimento de Combate à Corrupção