Utilização de areia de fundição residual para uso em argamassa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL
Disciplina: Química Geral / Prof. MSc. Estela de Sá
Utilização de Areia de Fundição Residual para uso em Argamassa
O método de moldagem mais utilizado em todo o mundo para a produção de peças fundidas é a moldagem em areia. Esse método é utilizado em mais de 80% da produção de peças fundidas, em alguns casos são utilizados alguns materiais junto com a areia p/ se formar os moldes. O mais comum é a argila. Em geral essa areia é utilizada em vários ciclos de operação, após alguns ciclos essa areia torna-se impropria para o uso na moldagem. Então começa o processo de descarte dessa material. O problema para descartar esse material não é uma tarefa muito fácil. De modo geral esses resíduos não são considerados perigosos de acordo com a ABNT. Mas existem estudos que provam que esses resíduos contribuem bastante para o agravamento dos problemas ambientais, principalmente dos centros urbanos, constituindo tarefa potencialmente poluidora do solo e principalmente das águas superficiais e do subsolo.
As dificuldades não param por aí. Segundo estudos o total de excedentes em alguns estados brasileiros chega a aproximadamente 2 milhões de toneladas anuais. Com as leis ambientais cada vez mais duras, as fundições tem um gasto maior para dar destinação a esses resíduos. Tendo que descartar em local apropriado geralmente longe da fundição. Gerando assim um aumento do custo da produção. Para amenizar os gastos existem alguns estudos que visam a reutilização desse material.
Uma das soluções que está sendo estudada é a utilização desses resíduos como matéria-prima para a fabricação de argamassas. De acordo com o resultado de pesquisas esses resíduos podem ser utilizados na produção de argamassa substituindo ou sendo acrescentada a areia convencional.
Os resíduos de fundição usados nos