Resumo extintores
EXTINTORES DE INCÊNDIO : são equipamentos para pronto- emprego em incêndios incipientes.
Tal limitação operacional é conseqüência da sua carga útil reduzida.
Condições para que o extintor obtenha êxito: a- Deve estar em local apropriado e em boas condições de funcionamento; b- Deve estar de acordo com a classe de incêndio a combater; c- Deve ser descoberto em tempo hábil ; d- O operador do extintor deve estar preparado para o seu manuseio.
QUANTO AO GÊNERO OS EXTINTORES SÃO: a- Portáteis: são aqueles empregados e operados por uma só pessoa; b- Sobre rodas ou carretas: são aparelhos com maior capacidade de armazenamento de agente extintor, exigindo para seu emprego mais de um operador.
QUANTO À NOMENCLATURA:recebem o nome do agente extintor que utilizam.
QUANTO À PROPULSÃO a- Pressurizados : o gás propelente vem dentro do próprio cilindro do extintor,como ocorre nos aparelhos PQS e água pressurizada, que são pressurizados normalmente com nitrogênio. É também o caso dos extintores CO2 e dos compostos halogenados. b- À pressurizar : o gás propelente não fica em contato permanente com o agente extintor,mas em um cilindro auxiliar em separado. c- Propulsão química: por intermédio de uma reação química em decorrência das substâncias que compõem o extintor.
VISTORIA DE APARELHOS EXTINTORES
A vistoria está ligada diretamente a sua manutenção e a sua correta utilização.
O ENSAIO HIDROSTÁTICO que é aquele executado em alguns componentes do extintor , sujeitos à pressão permanente ou momentânea ,utilizando-se normalmente a água como fluido.
O principal objetivo do ensaio hidrostático é avaliar a resistência dos componentes à pressões superiores à pressão normal de carregamento ou de funcionamento do extintor de incêndio.
INSPEÇÃO DE EXTINTORES
6 meses para extintores de CO2 e cilindro de gás propelente;
12 meses para os demais extintores.
Obs: recomenda-se que o espaço de tempo