Geologia
Paracatu
Abril/2013
IMPORTÂNCIA DAS FALHAS NA GÊNESE DOS MINÉRIOS
Trabalho elaborado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Geologia Estrutural e sobre a orientação do professor Marcio Santos.
Faculdade Integrada do Noroeste de Minas – FINOM.
Paracatu
Abril/2013
Falhas.
É uma descontinuidade que se forma pela fratura das rochas superficiais da Terra (até cerca de 200 km de profundidade) quando as forças tectônicas superam a resistência das rochas. A zona de ruptura tem uma superfície geralmente bem definida, denominada plano de falha e sua formação é acompanhada de um deslizamento de rochas tangencial a este plano.
Elementos Geométricos das Falhas.
As massas rochosas separadas pelo plano de falha são os blocos de falha ou compartimentos de falha. O bloco geometricamente acima do plano de falha é o bloco superior, também chamado de capa ou teto. O bloco geometricamente abaixo do plano de falha é o bloco inferior, também chamado lapa ou muro. O ângulo formado entre o plano de falha e o plano horizontal é o mergulho agora a direção é dada pela linha de interseção do plano de falha com o plano horizontal.
Nomenclatura ou classificação das falhas.
As falhas são classificadas como, inversa normal ou transcorrente, conforme o sentido do deslocamento. A cada regime tectônico pode ser associado a um tipo específico.
Ao regime compressional correspondem às falhas inversas, caracterizadas por um movimento relativo de subida do bloco superior.
Ao regime extensional correspondem às falhas normais, caracterizadas por um movimento de descida do bloco superior.
Ao regime cisalhamento correspondem as falhas transcorrentes, caracterizadas por um movimento relativo direcional (paralelo ao plano de falha).
Falha Norma Falha Inversa Falha Trascorrentes
O processo de falhamento pode ocorrer em qualquer profundidade na crosta terrestre. Nestas