Utilização de areia de fundição como agregado em pavimentos de concreto
UTILIZAÇÃO DE AREIA RESIDUAL DE FUNDIÇÃO COMO AGREGADO MÍUDO
NA PRODUÇÃO DE PEÇAS PARA PAVIMENTOS DE CONCRETO1
Alisson Elias Dutra Canali2
Carina Maioli3
José Luiz de Medeiros Martiningui4
Resumo: A areia residual de fundição, gerada por indústrias metalúrgicas na moldagem de peças metálicas, é um resíduo sólido cuja disposição final normalmente se dá em aterros sanitários. Isto confere tanto um problema ambiental quanto socioeconômico, motivando estudos para o reaproveitamento deste material. Objetiva-se, a partir deste trabalho, analisar a utilização da areia residual de fundição como agregado miúdo em peças para pavimentos de concreto. Para tanto, foram fabricados diversos corpos-de-prova em um equipamento de vibração mecânica com a substituição, em diferentes proporções, de areia comum pela areia residual. Posteriormente, realizou-se o ensaio de compressão das peças para avaliação da influência do resíduo na resistência mecânica.
Ainda, foram apresentados estudos de terceiros para a comparação de resultados obtidos com processos fabris distintos. Os resultados experimentais mostraram-se desfavoráveis quanto ao uso da areia de fundição em peças confeccionadas por meio de vibração mecânica, onde a resistência diminui com a incorporação do resíduo.
Contudo, examinando os dados apresentados quanto aos pavers produzidos em equipamento de vibrocompressão hidráulica, verificou-se um aumento da resistência com a adição da areia de fundição.
Palavras-chave: Areia residual de fundição, pavimentos de concreto, resistência mecânica.
Abstract: The residual foundry sand, generated by metallurgical industries in metallic parts casting, is a solid residue which its final disposal is normally done in sanitary landfills. This implies an environmental and economical problem, motivating studies on reusing this material. The aim is to, with this work, to analyze the utilization of residual foundry sand as an aggregate in concrete paving-stones. For so,