ATPS Processos De Fabrica O 2
Passo 01: Escolha da equipe de trabalho, escolha do componente a ser melhorado e justificativa do processo selecionado para essa melhoria.
Equipe:
Alexandre de Alcantara RA:30060148
Bruno Oliveira Alarico RA:29290978
Felipe de Assis Oltremari RA:30023283
José Carlos Garrido Martin RA:30060186
Leonardo Filipe albuquerque RA:30026161
Tiago Oliveira da Silva Gomes RA:30020106
Escolha do componente e confirmação do processo selecionado para a melhoria do mesmo no sentido de aumentar a vida útil desses componentes.
O componente a ser estudado será um bloco de motor fundido. Inicialmente será estudado o tipo mais comum de bloco de motor (como o que pode ser observado na figura 01), que é o de ferro fundido. Esse material é utilizado para confecção do bloco e de outras partes dos motores automotivos (volante do motor, mancal do pilar, comando de válvulas, biela, virabrequim, caixa diferencial, etc.), pois garantem a estes menor consumo de combustível, menor consumo de refratários, boa resistência à corrosão e permitem a fabricação de peças inteiras e de formato complicado, além de ser um ótimo atenuador de vibrações. Figura 01: Bloco do motor – peça bruta
Fonte: http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/d7MatMotorMod3.pdf
Ferro fundido é o termo genérico utilizado para as ligas do sistema Fe-C nas quais o conteúdo de carbono excede o limite de solubilidade da austenita (2,11 % de Carbono) na temperatura do ponto eutético (1148 ºC). Teores crescentes de carbono baixam a temperatura de fusão, o que facilita o processo de fundição e moldagem. O ferro fundido utilizado na confecção do bloco do motor é do tipo vermicular, que trata-se de um material de elevada resistência mecânica, que permite a construção de blocos de motor mais compactos e com alta potência, sendo assim uma tecnologia muito importante para motores de última geração.
Resumidamente, o