UTILIZAÇÃO DAS PIMENTAS NA CULINÁRIA
No Brasil são feitos diferentes usos das pimentas e para cada um existe um tipo de preparo ou procedimento. As pimentas podem ser saboreadas frescas puras, desidratadas e frescas em molhos. O sabor picante da pimenta vem conquistando espaço no alimento do nosso dia-a-dia e vem sendo um “objeto” de estudo como aliada da boa saúde. Com isso abordarei durante a presente pesquisa qual a importância e os benefícios das pimentas na culinária e na saúde e as características dos diferentes tipos de pimentas (SILVA, 1996).
Segundo Richard Mattes, professor do curso de alimentos e nutrição da Universidade Purdue localizada em West Lafayette, Indiana, mais um alimento entrou na lista para auxiliar quem deseja perder peso: a pimenta vermelha. Ele afirmou que incluir a pimenta vermelha na dieta é uma forma eficaz de queimar calorias. Mas é necessário fazer exercícios físicos e ingerir alimentos saudáveis (MATTES, 2000).
Outra pesquisa bastante relevante é de uma equipe da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Eles identificaram, em pontos do organismo afetados pela dor, uma substância semelhante à capsaicina - que dá à pimenta malagueta seu efeito ardido. Como resultado, a equipe desenvolveu dois novos tipos de analgésicos a partir dos compostos da pimenta e complementam... “Os analgésicos derivados da pimenta malagueta têm o potencial de bloquear a dor na sua