resumo livro sabores das americas
O livro “Sabores da América” de Rosa Belluzo vai além de uma simples viagem aos diferentes sabores da América Central, das ilhas caribenhas, dos Andes e de toda essa região pouco conhecida por nós brasileiros, pois conta com informações diversas sobre suas histórias e colonizações. Por mais simples que seja, aguça a nossa curiosidade frente a este mundo desconhecido, nos faz sentir próximos a estes ricos povos que, assim como nós, foram colonizados, escravizados e explorados. Certamente a colonização trouxe boas influencias gastronomicamente falando, porém é fácil imaginar o sofrimento das populações nativas que, assim como nossos índios, foram corrompidos e abusados das mais diversas maneiras por espanhóis, ingleses, holandeses e portugueses, principalmente.
Ao mesmo tempo em que me faz pensar em toda crueldade praticada, faz transbordar a minha imaginação pelos aromas, sabores conhecidos e desconhecidos, e, principalmente pela complexa simplicidade das preparações e misturas. A América teve sorte nesse ponto, pois misturou das melhores culinárias: as técnicas vindas da Europa, os frutos e temperos da Índia e África e a variedade de culturas que por aqui passaram e deixaram seu conhecimento.
Além dos fatos históricos, poder contar com as receitas é ótimo, pois assim não ficamos engessados nem na nossa gastronomia, que é muito rica e variada, nem na tradicional gastronomia francesa. Podemos pensar em elaborar os mais variados pratos destes diversos locais das Américas e explorar os mais ousados sabores.
As terras férteis possibilitaram muito a estes países, abriram inúmeras portas para que mesmo os povos mais simples e necessitados tivessem como extrair não só o seu alimento, mas também o prazer de alimentar-se com mais variedade do que em regiões onde não há possibilidade de produzir e plantar com tanta facilidade. O mar que banha essas ilhas, além de torna-las vulneráveis aos colonizadores, muito serviu para