Comidas T Picas Da Bahia
No Estado da Bahia seus pratos mais conhecidos são os famosos acarajé e o vatapá, pratos típicos da culinária bahiana que levam bastante pimenta. Vários dos pratos da culinária baiana são de origem indígena e também africana, pois esse estado sofreu grande influência desses doi povos, e podemos citar; o beiju de tapioca, o grude de goma, o pé de moleque, canjica, pamonha, munguzá e vária outras. A comida da culinária da região Nordeste caracteriza-se pela presença bem marcante de temperos fortes e com bastante pimenta.
A Carne seca (carne de sol ou jabá) é bastante comum, vários tipos de peixes e frutos do mar são presenças sempre presentes e bem marcantes na culinária dos estados Nordeste.
Dos pratos típicos mais comuns da culinária nordestina podemos citar: a moqueca, o vatapá, a buchada de bode, o acarajé, o sarapatel e o sururu.
No café da manhã dos nordestinos é comuns a presença da tapioca ou beiju (feita com farinha de mandioca) e o cuzcuz (feito com farinha de milho ou de arroz regado ao leite).
Como na Região Nordeste é grande a produção de cana-de-açúcar e seus insumos, o melado é muito usado na elaboração de vários pratos doces. A rapadura também feita da cana-de-açucar, é muito consumida de diversas formas na região.
As frutas tropicais como: (manga, caju, abacaxi, acerola, etc) são muito usadas na produção de doces (compotas) e também consumidas in natura ou na forma de sorvetes.
Vamos nos concentrar então em alguns Estados do Nordeste e sua comidas típicas:
A culinária da Bahia mais conhecida (embora não a mais consumida) é aquela produzida no Recôncavo e em todo o litoral da Bahia — praticamente composta de pratos de origem africana, diferenciados pelo tempero mais forte à base de azeite de dendê, leite de coco, gengibre,pimenta de várias qualidades e muitos outros que não são utilizados nos demais estados do Brasil. Essa culinária, porém, não chega a representar 30% do que seus habitantes consomem